domingo, 31 de agosto de 2014

A importância do Mood board

Mood board ou painel semântico é uma ferramenta visual usada para auxiliar o designer durante o seu processo criativo, este painel serve para organizar e traduzir visualmente uma ideia e pode ser feito tanto de forma digital, com imagens pesquisadas na internet ou de forma manual, com colagens de revistas, jornais, aplicações de tecidos e quaisquer outros objetos que o ajude a identificar da melhor forma o público alvo a ser atingido. Tudo começa na pesquisa onde a quantidade de informações levantadas acerca da temática envolvida pode ser muito grande, por esse motivo, geralmente o mood board é dividido em três grupos principais: objetos, pessoas e ambientes.

Objetos: Artigos que fazem parte do dia a dia do público alvo e que de alguma forma o inspira e influencia.



Pessoas: O seu público alvo, indivíduos que usufruem do painel de objeto e poderão ser possíveis consumidores.



Ambientes: Lugares onde o público alvo mora ou frequenta.


      
 
    Estes painéis de referências visuais vieram pra facilitar a vida de quem trabalha com criação, uma vez que permitem que você estampe visualmente as suas ideias em algum lugar, exemplificando cores, texturas, formas e estilos, facilitando também a vida do seu cliente, que vai entender o clima que o projeto final terá. Serve não só para projetos de Design, mas para ideias que estão em fase de planejamento visual em geral. E então? Mãos a obra?

 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Os paineis semâticos realmente ajudam e muito o trabalho de quem trabalha com criação, pois nele encontramos imagens e palavras- chaves sobre uma determinada ideia. Adoro fazê- los manualmente, apesar de demorar mais para fazer! :)

      Ótimo trabalho, pessoal!!

      Lady Daiana

      Excluir