“Fotografar,
é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” (Henri Cartier- Bresson).
É
dessa forma que um dos maiores fotógrafos define a fotografia. Mas deixe-me “traduzir”. É fotografar com
inteligência e coerência, boa percepção e uma boa dose de paixão pelo
projeto. Não importa
o estilo ou conceito do seu trabalho, o importante é juntar esses três
ingredientes sugeridos por Cartier no ato de fotografar.
As fotografias antigas de família, se transformaram em coisas quase imateriais, que guardamos em celulares, tablets e computadores. Não pegamos mais aqueles papeis que amarelam, não manipulamos mais aqueles negativos em tiras, nada é feito naquele quarto escuro.
As fotografias antigas de família, se transformaram em coisas quase imateriais, que guardamos em celulares, tablets e computadores. Não pegamos mais aqueles papeis que amarelam, não manipulamos mais aqueles negativos em tiras, nada é feito naquele quarto escuro.
Como quase tudo que nos rodeia hoje, a fotografia
também é meio virtual e meio real e tão perto de nós, que a carregamos no
bolso, aos milhares!
Essa arte
tem se difundido através de redes como: Instagram, Flickr, Tumblr e Pinterest.
Estamos
diante de centenas de aplicativos que possibilitam o surgimento de muitos “gênios”
digitais. Porem, Fotógrafos como Cartier- Bresson são poucos, mas com uma boa
dose de dedicação e estudo dessa arte aliados ao prazer de criar, fazer,
colorir e descolorir, transformar expressar, registrar nos tornamos possíveis
artistas e quem sabe FOTÓGRAFOS.
Segundo
dados do site “carreirafashion”, a área profissional de moda se divide hoje, em
140 atividades distintas que se complementam. Dentre elas está a nossa querida “FOTOGRAFIA
DE MODA OU EDITORIAL” que se tornou uma das mais rentáveis profissões pelo
simples fato da escassez desse serviço no mercado.
Sabemos
que por trás dessa arte que é a “Fotografia de Moda” existe todo uma aparato de
equipamentos que precisam ser de boa qualidade como câmera profissional DSLR,
objetivas de boa qualidade e modelo como: PADRÃO, ZOOM.
Então!
O que acharam?
Segue uma
“linha do tempo” em câmeras fotográficas. É só escolher e boa sorte!
- Compacta: Tem fácil manuseio, baixo custo, porém sem grande
quantidade de recursos. Bastante usadas por iniciantes, cabem no bolso e são as
mais comuns.
- Compacta avançada ou Semi - profissionais: Fazem a transição
entre as amadoras e profissionais, podem ter visualização óptica ou digital,
ótimo zoom óptico, mais caras e pesadas que as compactas e também não exigem
conhecimento técnico sobre fotografia.
- Mirrorless: Tem corpo de uma compacta, mas com sensor maior
e lentes que trocam, oferecem já muitos recursos das robustas DSRL.
- DSRL: Garantem fotos com boa qualidade de resolução, grande
quantidade de acessórios, são versáteis e como pedem um fotógrafo com
conhecimento, esse poderá desfrutar de muitas opções, já são mais caras e
necessitam de investimentos em acessórios.
- Médio formato: São analógicas, raras hoje em dia, usadas
principalmente para publicidade e fotojornalismo, têm visão superior e
invertida e boa capacidade de ampliação.
- Grande formato: Semelhante à lambe-lambe, mas está no topo
da cadeia, exige também presença de muita luz e é comum na publicidade.
Fontes:
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