segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FOTOGRAFIA DE MODA - EDITORIAL


    Olá pessoal. Tudo bem? Hoje vamos falar um pouco de um assunto que todos nós amamos “FOTOGRAFIA” e que tal falarmos de “FOTOGRAFIA DE MODA” legal não é? Pois bem!

    
Quero iniciar com uma citação de um dos maiores fotógrafos:

 
“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” (Henri Cartier- Bresson).
 
    É dessa forma que um dos maiores fotógrafos define a fotografia. Mas deixe-me “traduzir”. É fotografar com inteligência e coerência, boa percepção e uma boa dose de paixão pelo projeto. Não importa o estilo ou conceito do seu trabalho, o importante é juntar esses três ingredientes sugeridos por Cartier no ato de fotografar.

    As fotografias antigas de família, se transformaram em coisas quase imateriais, que guardamos em celulares, tablets e computadores. Não pegamos mais aqueles papeis que amarelam, não manipulamos mais aqueles negativos em tiras, nada é feito naquele quarto escuro.
    Como quase tudo que nos rodeia hoje, a fotografia também é meio virtual e meio real e tão perto de nós, que a carregamos no bolso, aos milhares! Essa arte tem se difundido através de redes como: Instagram, Flickr, Tumblr e Pinterest.
    Estamos diante de centenas de aplicativos que possibilitam o surgimento de muitos “gênios” digitais. Porem, Fotógrafos como Cartier- Bresson são poucos, mas com uma boa dose de dedicação e estudo dessa arte aliados ao prazer de criar, fazer, colorir e descolorir, transformar expressar, registrar nos tornamos possíveis artistas e quem sabe FOTÓGRAFOS.
   Segundo dados do site “carreirafashion”, a área profissional de moda se divide hoje, em 140 atividades distintas que se complementam. Dentre elas está a nossa querida “FOTOGRAFIA DE MODA OU EDITORIAL” que se tornou uma das mais rentáveis profissões pelo simples fato da escassez desse serviço no mercado.
   Sabemos que por trás dessa arte que é a “Fotografia de Moda” existe todo uma aparato de equipamentos que precisam ser de boa qualidade como câmera profissional DSLR, objetivas de boa qualidade e modelo como: PADRÃO, ZOOM.
   Então! O que acharam?
   Segue uma “linha do tempo” em câmeras fotográficas. É só escolher e boa sorte!


 - Lambe-lambe: Um verdadeiro laboratório ambulante, fazem retratos e revelam – os dentro da própria câmera, requer muita luz e será usada sempre em ambientes abertos.

 


 

- Compacta: Tem fácil manuseio, baixo custo, porém sem grande quantidade de recursos. Bastante usadas por iniciantes, cabem no bolso e são as mais comuns.

 
 


- Compacta avançada ou Semi - profissionais: Fazem a transição entre as amadoras e profissionais, podem ter visualização óptica ou digital, ótimo zoom óptico, mais caras e pesadas que as compactas e também não exigem conhecimento técnico sobre fotografia.

 

- Mirrorless: Tem corpo de uma compacta, mas com sensor maior e lentes que trocam, oferecem já muitos recursos das robustas DSRL.
 
 


- DSRL: Garantem fotos com boa qualidade de resolução, grande quantidade de acessórios, são versáteis e como pedem um fotógrafo com conhecimento, esse poderá desfrutar de muitas opções, já são mais caras e necessitam de investimentos em acessórios.
 
 


- Médio formato: São analógicas, raras hoje em dia, usadas principalmente para publicidade e fotojornalismo, têm visão superior e invertida e boa capacidade de ampliação.

 

- Grande formato: Semelhante à lambe-lambe, mas está no topo da cadeia, exige também presença de muita luz e é comum na publicidade.

 

 Abraços!

 
Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário